close
No Filter

David Bowie e o complexo de Sonia Abrão

bowie-abrao

Os fãs de um dos maiores nomes da música mundial estão inconsolados. David Bowie com certeza será lembrado eternamente pela sua capacidade de se renovar a cada disco. A morte do cantor foi anunciada ontem a noite. Bowie morreu aos 69 anos devido à complicação de um câncer. Nesse exato momento, os fãs do cantor prestam homenagens em suas mídias sociais, algo absolutamente normal em um momento desses. Mas…

O que me incomoda é esse “complexo de Sônia Abrão” para gerar pauta/pageviews em portais de notícias. Pra você que não entendeu a referência, Sônia Abrão era apresentadora de um programa de TV (que não faço a menor ideia se ainda é transmitido) que aproveitava a morte de famosos para gerar “pauta quente” em seu programa, gerando assim maior audiência por tratar de um tema tão procurado naquele momento. Chegava a ser desrespeitosa a forma que ela e sua equipe utilizava para adentrar a vida do artista, muitas vezes evidenciando mais as polêmicas ao longo da carreira do que os feitos nos quais tornou aquele famoso/famosa conhecido. É trágico ver que uma estratégia tão baixa ainda é praticada não só em programas de TV, mas também na internet.

Fiquei sabendo da morte de Bowie no caminho do trabalho por meio do Twitter. O curioso foi o assunto dos textos publicados por dois portais de notícias sobre músicas famosos, “aproveitando” da morte do cantor para gerar pageviews:

“David Bowie morre de câncer aos 69 anos de idade”

“Angie, primeira esposa de David Bowie, está no reality show “Celebrity Big Brother””

“Grandes momentos em que David Bowie esteve de parabéns”

“Resenha: David Bowie – Blackstar”

“Noel Gallagher relembra dia em que se encontrou com David Bowie”

“Sasha Grey: ela também é fã de David Bowie

Relembrar momentos da carreira do artista é completamente entendível, o que me entristece é ver o oportunismo do momento para publicar textos fúteis e sem conteúdo por meras visualizações. Uma ex-pornstar famosa na internet (Sasha Grey), ser fã de Bowie virar notícia justamente no dia da sua morte é desagradável, não por ela ser uma atriz pornô, mas pela irrelevância dela dizer gostar de Bowie justamente nesse momento, o mesmo vale para uma ex mulher estar participando de um reality show. Utilizar a morte de um ídolo da música para gerar pageviews é uma iniciativa suja, e sinceramente me entristece ver que portais de maior representação no Brasil utilizam essa forma baixa e nojenta para atrair a atenção das pessoas.

Faço do Sonora um lugar com conteúdo relevante e criativo, um espaço onde uma morte jamais será conteúdo para pageviews oportunistas.

Descanse em paz Ziggy!
Descanse em paz Ziggy!

Tags : david bowierip ziggysonia abrão
lucasdepaes

O autor lucasdepaes

Ex garoto de programa, publicitário e criador do @sonoramus