close
Resenhas

[Resenha] Capitão Nemo – Bon Voyage

capitaothumb

Recentemente apresentados aqui no Sonora, a Capitão Nemo nos enviou o seu primeiro disco Bon Voyage, lançado no meio de julho. O primoroso trabalho visual e sonoro do disco (que inclusive pode ser conferido lá no nosso Instagram) surpreendeu tanto que não consegui esperar e logo tratei de resenhar essa delícia.

Bon Voyage

O disco abre com a animada faixa Palavra de Ilusão, que (juro que esse trocadilho a seguir não foi intencional) é meio que uma alusão às cantigas piratas. O refrão é grudento, e eu duvido que você não vai cantarolar Freedom. Mais Valia é a minha favorita do disco. Tem uma ótima letra e instrumental impecável.

Quero Sim tem um belo baixo e riffs que pelo amor de Zeus! É indiscutível que não só nessa faixa mas em todo o disco, o instrumental foi uma preocupação imensa da banda. É muito bem construído e tem uma bela sintonia com as vozes.

Já a faixa Otário ou Visionário dá uma bela enganada no início. Eu realmente achei que a música seria apenas voz e violão (banquei o otário, literalmente rs), mas a levantada dessa faixa é ótima. É impossível ouvir o início de Minha Pequena e não lembrar das baladas românticas nacionais do início dos anos 90 (Salve Guilherme Arantes!).

Pseudolgum Lugar inicia com um belo solo de música de bordel. Brincadeiras a parte, a faixa é bem relaxante e tem uma letra que condiz muito com o nome da banda e o conceito proposto para o disco.

Hey Joe parece ser uma homenagem ao deus guitarreiro Jimi Hendrix. É uma faixa suave, deliciosamente tranquila. Nemo segue a suavidade de sua anterior. Dama de Vermelho foi escolhida como single do disco. É responsável por dar aquela levantada antes de encerrar o disco. Sabiamente selecionada, Boa Viagem fecha esse ótimo disco de entrada.

Mais valeu ouvir?

Com certeza! Bon Voyage é um excelente primeiro disco e mostra o grande potencial da juventude rockista nacional. De forma sutil, a banda temperou com pequenas pitadas de MPB e Soul um rock bem saudosista. Considero a Capitão Nemo uma banda de gente nova com mente sonoramente veiaca. Eu realmente quero ver esses caras navegando cada vez mais em mares distantes, pois esse barco tem um leme mais que preciso!

Tags : capitão nemoindependenterock nacional
lucasdepaes

O autor lucasdepaes

Ex garoto de programa, publicitário e criador do @sonoramus