close
Precisamos Falar sobre

Precisamos Falar Sobre… Grandes músicas em trailers de filmes de super herói

dcmarvel

A ideia desse post surgiu em 2016, logo após eu sair finalmente do cinema depois de ver o vergonhoso Esquadrão Suicida. Confesso que eu realmente esperava muito do filme na época, e o resultado final foi bem desastroso! Não vou entrar nos méritos dessa discussão, até porque esse é um blog sobre música e não cinema (se quiser falar dos dois, corre lá no nosso “Querido” TMDQA). O meu erro na história foi ter elevado o hype por causa do trailer, e principalmente por um detalhe: sua trilha sonora.

Senta que lá vem a treta

Por ser tratar do universo dos quadrinhos, preciso deixar aqui um disclaimer antes de prosseguir com o assunto. Eu acompanho o trabalho de ambos os lados (DC e Marvel), e sou fascinado por ambos os universos. Você já percebeu que eu vou falar bem mal da DC, então não leve pro lado pessoal, mas se quiser levar… we don’t give a fuck ♥.

Seguindo os passos do desastroso Batman vs Superman, o diretor David Ayer optou por manter um visual mais trevoso em Esquadrão Suicida, e apresentou ao público um primeiro trailer. A trilha era composta pela clássica faixa do Bee Gees, I Started a Joke, em uma versão gravada por ConfidentialMX (que ninguém conhecia até o momento). O trocadilho da música com o “Palhaço” da DC elevou o hype em um trailer muito bem editado. Mal sabia eu, pequeno mancebo que a coisa ia piorar ainda mais…

Eis que o segundo trailer é lançado. Na trilha, uma das maiores músicas da história: Bohemian Rhapsody, do Queen. Aí meus amigos, o hype atingiu limites estratosféricos. O pobre mancebo foi pro cinema todo animadinho, e chegou em casa mais triste que tomar de 7 da Alemanha. Pensa numa criatura triste… 😞

Quem foi o percursor desse troço?

O mais irônico dessa história é que o primeiro a fazer trailer com “musiquinha foda” foram os caras da concorrencia, a Marvel. O filme? O primeiro Homem de Ferro. A faixa? AC/DC – Back in Black.

Ta aí, essa é a parte que você me chama de marvete e me xinga por falar mal dos amigos do Bátema, mas reconhece que a Marvel direitinho.É um bom filme, compatível com o que foi apresentado. A Marvel (embora tenha sido produzido pela Fox), acertou outra vez no combo ao utilizar em Deadpool, a faixa X Gon’ Give It to Ya, do rapper  DMX.

Pera aí…

Meu questionamento nesse post não é colocar um filme melhor que o outro, mas sim o fator sonoro sobre o hype. A trilha de um trailer é de extrema importância para a apresentação do filme, pois é através dele que o fã decide se vai assisti-lo. Quando uma música bate com o trailer, a decisão é quase que instantânea, principalmente quando essa música é um clássico sonoro tão importante. Agora, quando o filme entregue não é compatível com o trailer, a decepção é dez vezes maior.

Sei que assim como eu, muitos fãs estão receosos quanto ao futuro dos filmes dos quadrinhos, e mais uma vez o hype se tornou pesado. A causa da vez? O tão esperado filme da Liga da Justiça. A trilha? Icky Thump do White Stripes e Come Together dos Beatles, regravado por Gary Clark Jr e Junkie XL.

Liga da Justiça será o veredito sobre todo esse meu mimimi, e se o filme não agradar pode ter certeza de que vai rolar mais um post reclamudo como esse. Aguarde e confie!

 

 

 

Tags : dcesquadrão suicidamarvelquadrinhostrilha de filmes
lucasdepaes

O autor lucasdepaes

Ex garoto de programa, publicitário e criador do @sonoramus